O que é o SCPC Boa Vista?

Entenda o que significa esse banco de dados e qual a sua importância.

Ao consultar o CPF, seja para um financiamento, empréstimo ou por ter surgido uma restrição ao tentar uma compra, é normal que o consumidor fique confuso sobre os bancos de dados, suas siglas e qual consultá-las. Por isso é bom compreendê-las para que o problema seja resolvido o mais rápido e da melhor forma possível.

O primeiro passo é entender que existem 3 (três) bancos de dados, e um deles é o utilizado pelo Sindilojas, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que é administrado pela Boa Vista Serviços. Tendo como objetivo assessorar as empresas nas operações de crédito e trazer mais segurança nas transações comerciais, o SCPC foi criado em 1955 e abrange todo o território nacional.

Para que o consumidor saiba 100% o que consta ou não no seu CPF, é necessário que consulte todos os bancos de dados, pois as dívidas podem constar em um deles ou nos três. Tudo dependerá da empresa que inseriu a dívida. É necessário que o titular das dívidas vá até um dos pontos de atendimento do SCPC com seus documentos pessoais (RG e CPF ou CNH) para pessoa física e documentos da empresa (cartão CNPJ, contrato social e documentos do(s) proprietário(s) da empresa) e, após o pagamento da taxa de consultas* fique sabendo quais restrições existem no seu cadastro.

Após a consulta, o consumidor é informado se tem ou não dívidas no seu CPF e se existe um excesso de consultas nele. Caso exista esse excesso, é possível fazer a baixa. É necessário ressaltar que a baixa é feita somente para as consultas  e não para as dívidas.

Dúvidas? Entre em contato conosco: (42) 3224-2510.

*O valor das consultas podem variar entre a consulta de CPF ou CNPJ.