Comércio de PG tem melhor trimestre desde 2013

As vendas do comércio varejista de Ponta Grossa reagiram em relação aos anos anteriores e fecharam o primeiro trimestre com uma alta de 2,8%. Impulsionadas pelas vendas registradas no mês de março, quando houve um incremento de 5,6% em relação ao mesmo mês em 2017, e de 18,7% na comparação com o mês anterior, esse aumento representou o maior crescimento dos últimos cinco anos – antes disso, o melhor resultado foi registrado em 2013, quando houve uma alta de 3,46% na comparação com o primeiro trimestre de 2012. Os números foram revelados nesta segunda-feira (14) pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), através da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente. Na comparação com os anos anteriores, desde 2013 Ponta Grossa registrou três quedas e apenas uma alta no primeiro trimestre. A maior queda nas vendas foi em 2014, de 9,8% na comparação com 2013; enquanto que a única alta antes de 2018 foi em 2016, de 2,3% em relação a 2015. Mesmo estando abaixo da média estadual, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG) e vice-presidente da Fecomércio, José Loureiro, reconhece que a alta é positiva pois mostra que a economia está voltando a crescer. “É sinal que 2018 será melhor que os outros anos, então há essa tendência de números positivos; vai crescer pouco e não deve cair. Embora devagar, mostra que estamos no caminho”, alega o empresário. Com a leve alta, os empresários estão aptos para pagar dívidas e voltar a repor estoque, ‘girando’ a roda da economia – que ainda está bastante abaixo do que era em 2013, explica Loureiro.

Fonte: ARede