Sindicato do Comécio Varejista de Ponta Grossa – Sindilojas PG

No dia 25 de setembro de 1957, 47 comerciantes de Ponta Grossa, representando mais de 1/3 dos integrantes da categoria econômica, reuniram-se em assembleia geral e formaram a Associação Profissional dos Lojistas do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Ponta Grossa, transformada mais tarde em sindicato com o nome de Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Ponta Grossa.

A Carta Sindical foi expedida no dia 03 de março de 1958, pelo Ministro de Estado do Trabalho José Parsifal Barroso, tendo como seu primeiro presidente o saudoso empresário Júlio Neme, da Casa Íris, que dirigiu a entidade até 1960. No mesmo ano assumiu a presidência do sindicato o Sr. Felipe Chede, proprietário da Casa dos Milagres, cujo mandato estendeu-se até 1965.

O próximo presidente foi o Sr. Arthur Nadal, proprietário do Mercantil e Ferragens Nadal LTDA, que conduziu com muita dedicação os destinos da entidade representativa dos comerciantes de Ponta Grossa até 1991.

Após o falecimento do Sr. Arthur Nadal, em 1991, assumiu a direção do sindicato o Sr. Ruberlei Gomes Carneiro, sócio diretor das Lojas Thelma de Confecções LTDA, até o ano de 2001. Foi sucedido pelo saudoso empresário Ivo Ronchi, proprietário da Loja A Criança, que permaneceu no cargo até 2008, ano de seu falecimento

Foi sucedido pelo seu vice o Sr. Ruberlei Gomes Carneiro, que agora exercia o seu segundo mandato.  Tivemos também como presidente o Sr. Antenor Alberti Guimarães, que exerceu o seu mandato até o final de 2013.

O ano de 2014 começou com um novo presidente, o Sr. José Loureiro, diretor administrativo da Distribuidora Acácia.

Com um mandato pautado por conquistas e grandes resultados, desde a implantação de novos produtos, a abertura de uma subsede e grandes parcerias, o presidente José Loureiro foi reeleito para o seu segundo mandato, assumindo assim a direção do Sindilojas Ponta Grossa pelo quadriênio 2018 – 2021.

O Sindilojas Ponta Grossa vem procurando, desde a sua fundação, defender os interesses da categoria por ele representada, mantendo efetivas e intensas  parcerias com entidades coirmãs, participando ativamente de todas as promoções que envolvem o seguimento varejista. Além disso, propicia inúmeros serviços a seus associados, através de convênios na área médica, laboratorial, odontológica e advocatícia.

Atualmente, através de cursos patrocinados pela Fecomércio, vem treinando seus dirigentes para que a entidade possa ter condições de prestar maior assistência aos seus associados, instituindo novos serviços a todos os empresários integrantes do segmento varejista da região dos Campos Gerais.

O relacionamento com o sindical labora tem sido cordial e de muito respeito, por esta razão, as convenções coletivas que servem de base para nortear o relacionamento entre patrão e empregado tem sido renovadas a cada ano sem grandes complicações.

Importante ressaltar que nunca tivemos a instauração de dissídio coletivo, ou seja, nunca as entidades sindicais precisaram recorrer a justiça para que esta se pronunciasse a respeito de qualquer convenção coletiva impossível de ser negociada entre as partes.

Em 2018 o Sindilojas completa 60 anos de historia, dedicação e luta a favor de um comércio cada vez mais sério e atuante, tanto em Ponta Grossa quanto na região dos Campos Gerais.

Presidentes do Sindilojas Ponta Grossa

• Julio Neme - 1958 a 1960